domingo, 27 de setembro de 2015

Mapas históricos

Mapa de Anaximandro (Antiguidade clássica)

Este mapa que data de 540 antes de Cristo é da autoria de Anaximandro que  foi um geógrafomatemáticoastrónomopolíticofilósofo pré-Socrático e 
é tido como criador de um dos primeiros mapas do mundo, de forma circular, mostrando os territórios conhecidos agrupados em volta do Mar Egeu, que está no centro.  Tudo isto rodeado de um oceano. Na época só se tinha o conhecimento de da Europa (sobretudo o sul desse continente), parte da Ásia (oeste)e parte da África (norte). O rio Nilo, era um importante rio e via fluvial, não só pela sua dimensão, mas também devido à civilização egípcia, que se "instalou", nas suas margens que eram bastante férteis, e a agricultura (principal fonte de riqueza da época - a fisiocrimia) dava-se bem nestes terrenos.




Mapa do século XV - Finais da idade média

Neste mapa demonstra-se o conhecimento que as pessoas do continente europeu tinham conhecimento sobre o seu mundo. Por esta altura, as pessoas achavam que não havia uma conexão dos oceanos Atlântico e Índico. Denota-se uma grande deformação da Índia, em comparacão com o resto do mundo conhecido. 
Apesar do mundo se encontrar bastante deformado, para aquilo que realmente ele é, é de louvar a elaboração deste mapa, uma vez que na época não existia qualquer satélite artificial, ou GP´s, ou grande parte das tecnologias que atualmente nós as usufruimos. Salienta-se a existência de mostanhas e de rios, coisa muito  árdua de se ter conseguido fazer. 
Muito provavvelmente este mapa demorou muitos anos para ele ser feito, até porque devem ter tido demasiadas explorações, e na época uma viagem, entre por exemplo a Europa e a China poderia demorar anos a ser feita. Na época fazia-se a cavalo. 
Mas os portugueses irão fazer uma grande revolução aos conhecimentos da época, com a descoberta e conhecimentos de nos terras do mundo, através da sua expansão marítima.



Mapa do mundo, no século XVI (Idade Moderna)
Planisfério de Cantino (1502)
Este mapa que foi realizado por cartográficos e explorados portugueses. No mapa verifica-se ainda uma grande deformação da Índia.











Mapa do mundo, no século XVI (Idade Moderna)


Este mapa é da mesma época que o anterior mapa, e isso  pode-se verificar nos contornos dos continentes, pois são semelhantes em ambos os casos. Neste mapa são observáveis as algumas cordilheiras, que mais parecem ser linhas grossas. Denota-se também a cor vermelha que está presente no mar Vermelho. Isto deve-se ao facto de os exploradores da época terem avistado neste mar, água vermelha que era resultante das algas marinhas e fazia refletir nas águas do mar a cor delas.







Mapa do continete americano e do Oceano Atlântico, do século XVII

Mapa das Américas (1562)
Repara-se que neste mapa está representado os rio Amazonas (o que possui demasiadas curvas), e o De Prata (a sul do Amazonas).  Este continente, que era o mais bem recente da época, denota-se que no mapa já foi bastante explorado.




Mapa do mundo no século XVIII
Por esta altura da história da Humanidade, grande parte do mundo já se encontrava conhecido, e já explorado pelas sociedades mais modernas, que neste caso eram as europeias. Mas, há partes do globo, em que fogem bastante há realidade, É o caso do Alasca (América do Norte) que no mapa se encontra demasiado grande para o que na verdade o era e o é. Também o Havai, não corresponde à sua realidade, nem a costa ocidental da América do Sul. O maior erro deste mapa, é o facto de a Austrália ser pegada com a Antártida, o que foge bastante à sua realidade.









Mapa do mundo no século XVIII

Mapa do Mundo (1641)

Este mapa é da mesma época que o anterior mapa, e isso  pode-se verificar nos contornos dos continentes, pois são semelhantes em ambos os casos. Uma das diferenças mais marcantes tem a ver com o maior número de informções que este mapa dá a mais em relação ao anterior.




Mapa de África (1787)
Composite: Africa. / Boulton, S. / 1787
O autor deste mapa é: Boulton, S.
Apesar de este mapa estar bem delineado e preciso, é de salientar que este mapa foi realizado sem as tecnlogias que hoje em dia possuímos como os satélites artificiais.
Nesta época o interior do continente africano não teria sido tão bem explorado como o seu litoral, daí parecer ter menos informção no interior. Essa exploração pelo interior do continente dá-se sobretudo na segunda metade do século XIX.








Mapa da Peninsula Ibérica (Portugal e Espanha)

Este mapa é proveniente do século XIX.






Mapa de Portugal (1780)

Composite: Portugal, Algarve. / Rizzi Zannoni, Giovanni Antonio Bartolomeo, 1736-1814 / 1780
O título deste mapa é: Mapa dos Reynos de Portugal e Algarve. Sim Portugal e Algarve, isto porque desde o fim da reconquista cristã (no século XIII), até pelo menos ao século XIX, fazia-se questão de dividir entre Portugal e Algarve. Ambos sempre foram governados pelos mesmos reis, mas o Algarve era praticamente considerado como se se tratasse de uma colónia de Portugal. Comparando com a atualidade, podia-se dizer que o Algarve era como se hoje em dia é a Região autónoma dos Açores, para com Portugal.
Isto prevaleceu-se graças ao período de tempo ser definitivamente maior, em ter estado ao domínio dos mouros.
No mapa está presente a divisão das províncias de Portugal da época, para além do Algarve: Alentejo, Extremadura, Beira(s), Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes.
Autores: Rizzi Zannoni, Giovanni Antonio Bartolomeo





PARA PODER VER MAIS MAPAS DESTE GÉNERO, BASTA ACEDER AO GOOGLE EARTH, E AÍ SERÁ POSSÍVEL VISUALIZAR MAPAS DE CIDADES, DE PAÍSES, DE CONTINENTES E DO MUNDO, SOBRETUDO DOS SÉCULOS XVIII E XIX






Sem comentários:

Enviar um comentário