quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mapas de África

Mapa político de África (2015)









Mapa que representa os principais rios e lagos africanos
 
O maior rio africano é o Nilo.




Mapa do relevo africano
 A maior cordilheira africana é o Kilimanjaro.




Mapa do continente africano, em imagem de satélite





Mapa físico de África
Mostra o relevo do continente, assim como os seus principais rios, lagos e montanhas, e ainda os desertos, sendo este continente o mais desértico do mundo. Também mostra alguns cabos, alguns golfos, algumas baías, um canal e um estreito. A profundidade oceânica, que alguns lados chega aos 8 Km, abaixo do nível médio da água do mar.
CURIOSIDADE: o Cabo da Boa Esperança, foi outrora chamada de Cabo das Tormentas, no entanto quando os portugueses passaram por este cabo, estes apelidaram de Cabo da Boa Esperança.




Mapa que demonstra as bandeiras nacionais de cada país, assim como o seu próprio território





Mapa que representa a partilha do continente africano efetuada nos anos 80 do século XIX, na conferência de Berlim
Os países europeus: Reino Unido, Alemanha, França, Portugal, Itália, Espanha e Bélgica, partilharam e colonizaram este continente, ao qual se tinha iniciado por alguns países, como é o caso de Portugal desde o século XV, e que veio a prolongar-se até ao século XX, com a descolonização deste continente, em consequência, por parte da guerra fria, e da carta das Nações Unidas, acontecimentos ocorridos no pós segunda guerra mundial. Nesta altura (1900) haviam apenas dois países independentes: a Libéria e a Etiópia.



O Mapa cor-de-rosa:
Este mapa, que apresenta o sul do continente africano representa o que os portugueses pretendiam para colonizar esta parte do continente africano. O território que era compreendido entre a Angola e o Moçambique, hoje englobava países como a Zâmbia e o Zimbabwe. No entanto, os ingleses enviaram um ultimato a a Portugal, que os obrigava a tirarem as tropas que estavam compreendidas entre Angola e Moçambique, uma vez que os ingleses tinham o interesse de ligar a cidade do Cabo (atualmente pertence à África do Sul), até à cidade do Cairo (atualmente pertencente ao Egito), através da via férrea. Caso Portugal, não cumprisse, o exigido dos ingleses, o reino Unido declarava guerra contra Portugal. O rei D.Carlos I acabou por aceitar o ultimato dos ingleses, acabando com os interesses dos portugueses, que seria de unir os territórios de Angola a Moçambique. Isto fez aumentar o descontentamento dos portugueses ao rei e à monarquia, que acabou por ver derrubado o seu regime em 1910.


 O primeiro mapa, é o mapa das zonas climáticas de África.
 O segundo mapa, é o mapa da vegetação africana. É o característico de cada zona climática. É de salientar, que este continente é o mais quente de todos, compondo uma percentagem notável  de solo desértico, ao que todos dias esta percentagem aumenta, em parte devido ao aquecimento global.



Mapa que demonstra as cinco regiões geográficas





Mapa que demonstra os principais países afetados pela doença do vírus do Ébola
O continente africano é o continente do mundo mais pobre, com o produto interno bruto mais baixo que qualquer continente. Milhares (ou até milhões) sofrem de subnutrição. Grande parte dos países deste continente, possuem fracas instituições políticas, onde a corrupção é bastante visível, e que muitos destes países possuem conflitos internos. Existe uma forte instabilidade política, insegurança, muita fome, muita pobreza, grande falta de infraestruturas (como estradas, saneamento básico, abastecimento de água e de energia) na maioria dos países de África. Verdade que se diga que os africanos não sabem o que é viver o sonho americano e europeu (apesar de nós europeus nos queixarmos muito acerca da "pobreza" em que vivemos, não fazemos ideia do que é ser africano). Muitos deles não tem dinheiro para comprar comida quanto mais uma carro, ou uma peça de roupa nova. Uma significativa de africanos luta para sobreviver e não vive como qualquer outro cidadão do mundo desenvolvido. Este é o continente que foi o mais explorado e aproveitado pelas ex-potências colonizadoras europeias. A taxa de mortalidade infantil é elevadíssima, assim como o desemprego, da esperança média de vida, de criminalidade, o trabalho infantil,de natalidade, etc. Ao invés, a taxa de alfabetização é baixa, assim como a industrialização, entre outras coisas. Todo este continente é ele subdesenvolvido, à excepção da Madeira e das Canárias que pertencem a países europeus.
MAS QUANTAS VIDAS SERVIRIAM PARA IGUALAR A VIDA DE UM EUROPEU, OU A VIDA DO PRESIDENTE NORTE-AMERICANO???
À empresas que valem mais que países inteiros, como por exemplo a Microsoft ou a Apple.
COMO É POSSÍVEL QUE UMA EMPRESA COMO A MICROSOFT GERE MAIS RIQUEZA DO QUE UM PAÍS COMO UGANDA, QUE POSSUI MAIS DE 34 MILHÕES???
Nos últimos anos alguns portugueses optaram por emigrar para a Angola e para o Moçambique, que fica em África, devido à crise económica que assolou a Europa. No entanto, nestes últimos meses ouvem-se notícias de portugueses a serem raptados em Moçambique e a passarem dificuldade financeira em Angola, devido à queda do preço do barril de petróleo.
África é um continente selvagem, ainda muito por explorar e para descobrir. Possui um clima muito quente, desfavorável à fixação de pessoas. Raptos e homicídios são coisas do quotidiano. Ainda há países que legalizam a pena de morte, mas proíbem o casamento gay, sugerindo ser um crime.
É pois o continente mais fustigado do mundo. É verdade que não é todo ele imperfeito, existem pois pequenos "oásis", no meio de tanta desgraça, onde o muitas vezes quem, manda são os terroristas.
Com toda a pobreza que África possui, é normal que surgem doenças mortíferas e epidérmicas, como vírus: da SIDA, da malária, da cólera e do ébola.
O ébola é uma doença em que possui uma baixa probabilidade de sobrevivência.  
1º grande surto - em 1976, na República Democrática do Congo.
 2º grande surto - 1995-2013, na República Democrática do Congo, no Congo e na Uganda.
3º grande surto - na Libéria, na Serra Leoa e Guiné.


O grande tamanho de África

O mapa retrata a quantidade de países que cabem neste grande continente. O 3º maior país do mundo (China), o 4º maior país do mundo (EUA, excluindo o Alasca e o Hawai), parte da Europa e o Japão.
Área de África: 30 221 532 km2




 As 4 regiões mais populosas de África:
 A - Golfo da Guiné
B - rio Nilo
C - Norte África / Mar Mediterrâneo
D - Grandes Lagos Africanos




Mapa que demonstra a densidade populacional em cada parte do continente
 
População Africana: aproximadamente 1 200 000 000 habitantes





Mapa dos países que fazem parte da União Africana

 Fazem parte todos os países africanos, com exepção de Marrocos, devido ao Saara Ocidental ter sido aceito como membro da associação.
A União Africana é baseada no modelo da União Europeia, ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento económico na África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África.




 
 Mapa dos países que fazem parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)



Países que fazem parte desta associação, que em todos eles têm em comum a língua oficial portuguesa: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.
Estima-se que em 2050 50 milhões de africanos falaram o idioma português, sendo este o quinto idioma mais falado do mundo.

3 comentários:

  1. Querido David, seus mapas estão muito bons. É preciso dizer, no entanto, que a África é um continente riquíssimo em cultura, história, recursos mineirais e outros. Os problemas atuais do continente decorrem do processo de colonização encampado pelas várias nações européias. As guerras, governos instáveis, corruptos, crises de abastecimento são fruto de uma presença europeia no continente durante quase 4 séculos que trouxe inúmeros problemas. Lembrando ainda do episódio da escravização que retirou um contigente enorme de pessoas que migraram forçadamente para as Américas.
    Eu falo isso pois aqui no Brasil também temos a mania de caracterizar o continente africano como sinônimo de atrocidades e barbáries e não pensamos nos processos que levaram a isso.
    A África é o berço da humanidade, o berço de grandes civilizações e suas populações entendem a vida de uma maneira belíssima.
    Um grande abraço, Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito de suas considerações à respeito dos valores que a África possui e a seculos de luta para proteger sua cultura.

      Eliminar
  2. Não sei por que estas mulheres tentam qualificar um continente com tantos defeitos. Elas mesmas seriam mortas se fossem viver por lá. Vai entender ...

    ResponderEliminar